.

.

Notícia

.

Dicas práticas para fazer entrevistas de retenção de talentos

.

pesq.jpg

.

Postado:

Fonte:

05/04/22

Pedro Carneiro Alexandre Silva

.

Muitas organizações conduzem entrevistas de desligamento como uma maneira de coletar informações valiosas sobre porque seus principais talentos as deixam. Esta informação pode ajudar a reter “top performers” no futuro. Mas o ideal é que você possa descobrir estas informações antes que estes talentos decidam colocar o pé para fora da porta. Comece as entrevistas de retenção.

 

Use entrevistas de retenção para descobrir o que faz com que seus melhores talentos permaneçam na empresa

 

Como o Dr. John Sullivan escreveu em um recente artigo, entrevistas de retenção são uma ótima maneira de aprender o que é importante para cada colaborador. Os fatores que influenciam a decisão de uma pessoa a sair - ou ficar - não são os mesmos de uma pessoa para a outra. Em última análise, o que você precisa saber para ter uma ponte sobre o que motiva seus talentos à permanecerem na empresa.

 

Ao zerar essas questões você pode criar um ambiente de trabalho gratificante que faça com que os colaboradores queiram vir para a empresa todas as manhãs. Esta ação vai não só ajudar a aumentar o envolvimento e a produtividade de seus colaboradores, mas também irá ajudar a mantê-los comprometidos com sua organização no longo prazo.

 

Faça com que as entrevistas de retenção façam parte da reuniões individuais de feedback

 

Entrevistas de retenção podem ser tanto formais como informais. Uma boa ideia é estabelecer entrevistas de retenção em seus processos regulares – por exemplo, você poderia incluir durante as Avaliações Anuais de Desempenho para os colaboradores com melhores performances. No entanto, há boas oportunidades de ter conversas mais informais sobre a felicidade de seus funcionários no trabalho durante as reuniões regulares “one-on-one” com os gestores.

 

Essa estratégia remove a pressão de uma entrevista formal de retenção porque é mais uma conversa do que é uma "entrevista". Como resultado, os colaboradores podem sentirem-se mais confortáveis falando sobre seu nível de satisfação no trabalho.

 

Perguntas a serem feitas durante as entrevistas de retenção formais ou informais

 

Aqui está uma amostra de perguntas para entrevistas de retenção para solicitar aos colaboradores à avaliarem seu nível de envolvimento com a organização:

  • Quais aspectos de seu trabalho você está desfrutando mais ultimamente?
  • Você sente que o seu trabalho faz a diferença na empresa e que as pessoas na organização reconhecem e o valorizam?
  • Existem habilidades e talentos que você tem que você sente que não estão sendo plenamente utilizados em seu cargo atual?
  • Particularmente, como você gostaria que fosse sua progressão de carreira na organização ao longo dos próximos dois anos?
  • Existem novas habilidades que você gostaria de aprender ou adquirir nos próximos meses e anos?
  • Quais tipos de atividades que você sente prazer em fazer e que você não gostaria de deixar de fazer, caso você saia da empresa?
  • Se você pudesse mudar completamente sua descrição de cargo, o que você mudaria?

As entrevistas de retenção podem ser uma ótima maneira de construir a confiança e diálogo aberto entre gerentes e colaboradores. Fazer isso mostra aos colaboradores que o seu gerente se importa com eles e se estão insatisfeitos ou se sentindo menos desafiados. Ele também pode percorrer um longo caminho na construção de uma relação positiva colaborador-gestor.

 

Incentive o diálogo aos colaboradores

 

Você também deve encorajar seus colaboradores a não esperarem seus gestores fazerem esses tipos de questionamentos. Os colaboradores devem sentirem-se confortáveis em diálogos com seus gestores (e com o RH) com relação a perguntas, dúvidas ou comentários que eles têm sobre a sua progressão de carreira. Se as pessoas saírem porque eles não sentem esta abertura para falar com seu gestor (ou você) sobre o que eles precisavam para ficar, isso será uma oportunidade perdida.

 

Em última análise, a minha mensagem é a seguinte: a entrevista de desligamento é demasiada tardia; mantenha conversas de retenção regulares com seus colaboradores para ajudar a mantê-los engajados e comprometidos com sua organização.

 

Sua vez: Você utiliza entrevistas regulares de retenção? Como é que essa tática de envolvimento ajudou a reter os melhores talentos?

 

 



Compartilhar esta página
 

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn


Conteúdo relacionado
 
capp.png
capp.png
capp.png

.

.