.

.

Pesquisa

.

Menos da metade das fusões e aquisições no Brasil são 100% bem-sucedidas

.

pesq.jpg

.

Postado:

Fonte:

14/02/22

Estadão

.

Apesar do aumento no número de transações de fusões e aquisições no País, não chega à metade o total de operações consideradas pelos gestores como perfeitamente bem-sucedidas, segundo uma pesquisa realizada pela Olivia Brasil, consultoria focada em processos de transformação organizacional. O levantamento, realizado ao fim de novembro de 2021, foi conduzido com 74 empresas distribuídas por 17 cidades de oito estados brasileiros. Todos os informantes tinham passado por alguma transação de fusão ou aquisição nos últimos anos ou estavam em vias de fazê-lo.

 

Entre os consultados, pouco mais da metade já tinha concluído o processo de fusão ou aquisição, sendo que a integração entre as empresas envolvidas foi considerada bem-sucedida em apenas 44% dos casos. Outros 34% consideraram o processo parcialmente bem-sucedido, enquanto 13% definiram como parcialmente malsucedido e 9%, como malsucedido.

 

Entre as empresas que prestaram informações à consultoria, 56% eram compradoras, e as demais 44% tinham sido compradas. Em 66% dos casos, a cultura organizacional vigente após a operação de fusão ou aquisição passou a ser predominantemente da empresa compradora, contra uma fatia de apenas 3% de predominância da cultura de quem foi comprado. A criação de uma nova cultura organizacional decorrente da operação, mesclando características das duas empresas envolvidas, ocorreu em 32% dos negócios.

 

 

 



Compartilhar esta página
 

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn


Conteúdo relacionado
 
capp.png
capp.png
capp.png

.

.